🎨 Artigos Científicos - Artes
1. A relevância do ensino de artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental
Referência ABNT:
AMORIM, Maísa de Sousa Santos Lima; PINHO, Augusto de Morais. A relevância do ensino de artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 2, n. 1, 2023.
Resumo: O artigo analisa a importância do ensino de artes visuais nos anos iniciais do ensino fundamental, destacando seu papel no desenvolvimento da autoestima, cognição, sensibilidade e percepção das crianças. A pesquisa aponta que o ensino de artes visuais contribui significativamente para o desenvolvimento social e cultural dos alunos, promovendo a criatividade e a compreensão da realidade.
2. O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Referência ABNT:
LIMA, João Francisco Lopes de. O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação em Foco, v. 23, n. 41, 2020.
Resumo: Este estudo aborda o ensino de Arte realizado por pedagogos sem formação específica na área, destacando a necessidade de formação contínua e planejada. O autor enfatiza a importância da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa e a integração do ensino de Arte com a realidade dos alunos, promovendo o desenvolvimento estético e crítico.
3. As artes visuais para o ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular
Referência ABNT:
PANHO, Guilherme. As artes visuais para o ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: A dissertação analisa a proposta das Artes Visuais para o Ensino Fundamental delineada na BNCC entre 2015 e 2017, identificando continuidades e descontinuidades nas versões do documento. O autor destaca disputas educacionais e a necessidade de uma abordagem mais coerente e inclusiva para o ensino de artes visuais.
4. A prática de artes no ensino fundamental
Referência ABNT:
SANTOS, Elza Silva dos; SOARES, Emanoel Luís Roque. A prática de artes no ensino fundamental. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 2014, Fortaleza. Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 1223-1235.
Resumo: O artigo discute o descaso nas práticas e metodologias aplicadas nas aulas de artes, ressaltando a necessidade de incluir práticas artísticas na estrutura curricular com conteúdos próprios ligados à cultura artística, e não apenas como atividades isoladas.
5. O ensino da arte nos anos iniciais do ensino fundamental
Referência ABNT:
OLIVEIRA, Bruna Daniele Duarte. O ensino da arte nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Monografia (Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
Resumo: Este estudo aborda questões relativas ao ensino da disciplina Arte nos anos iniciais do ensino fundamental, apresentando uma reflexão sobre o conceito de arte sob a ótica de vários autores. A pesquisa destaca a importância do ensino de Arte na formação global do indivíduo, ampliando o conhecimento e a capacidade criadora dos educandos.